Você sente dores no corpo e dorme mal?

Pode ser fibromialgia!

            Fibromialgia é uma síndrome com denominação relativamente recente, quando comparada a outras doenças. Esta foi denominada em 1981 e acrescida à Classificação Internacional de Doenças (CID - 10) sob o número M79.0, neste mesmo ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Acomete aproximadamente 2,5% da população brasileira e apresenta predomínio feminino (10 mulheres para cada homem) na faixa etária dos 20 aos 50 anos, entretanto, pode ocorrer em crianças e idosos.

            Caracteriza-se principalmente pela dor no corpo difusamente (braços, pernas, pescoço, coluna, tronco) e referida como “incapacitante”, “insuportável” e “extenuante”. Há pacientes que dizem até que os cabelos doem. Isso traduz a origem da fibromialgia, que se desenvolve pela sensibilização do sistema nervoso central a estímulos que não deveriam provocar dor ou desconforto, ocorre, portanto, uma espécie de amplificação dolorosa no corpo inteiro.
Esses pacientes passam a sentir uma sensibilidade exacerbada nos seus músculos, tendões, nervos e ossos, além de órgãos internos. Motivo este que pode desencadear sintomas associados a dor, tais como boca seca, azia e naúseas (estômago), diarreia, cólicas, constipação ou empachamento (síndrome do intestino irritável), dormências e câimbras (nervos), dor de cabeça e tonturas (cérebro) e inchaço nas articulações.
Outra característica marcante da doença são os distúrbios do sono, além de fraqueza e indisposição matinal. Logo na primeira consulta reumatológica, o uso prévio de medicamentos para dormir é frequente, que em nada melhoram a doença, podendo até prejudicar a disposição matinal. Além disso, há as alterações do humor, a ansiedade, o choro fácil, a tristeza, o nervosismo. Em outras palavras, não é apenas o corpo que sofre, o todo sofre, o ser humano sofre.
Muitos pacientes costumam questionar sobre a ausência de alterações aos exames realizados, “como sofro tanto, sinto vários sintomas e meus exames nunca mostraram nenhuma alteração significativa”? Isso decorre do fato da fibromialgia pertencer ao grupo das doenças funcionais, as quais a função encontra-se alterada e não suas estruturais, a doença não deixa sequelas.
Comumente, os pacientes vão à primeira consulta repletos de exames do corpo inteiro: radiografias, tomografias, ressonâncias e ultrassons, além de uma enormidade de exames de sangue. Entretanto, continuam ansiosos e inseguros com a condução terapêutica, por falta de informação e conhecimento a respeito da doença não adquiridos nas consultas médicas vivenciadas anteriormente.
Além de boa parte deles se consultarem com um médico especialista para cada sintoma diferente: palpitação com o cardiologista, dor de cabeça, neurologista, azia, gastroenterologista, dor pélvica, ginecologista, dor nos ossos, ortopedista, sendo esses apenas alguns dos exemplos da fragmentação do cuidado.
Portanto, se você sente dores pelo corpo, dores ósseas, dorme mal, acorda indisposto, ansioso, nervoso, pode ser fibromialgia! Nesses casos, a consulta reumatológica é de fundamental importância para o atendimento médico integral a sua doença e o reumatologista é o clínico do aparelho locomotor.
Como referido anteriormente, o todo sofre e o paciente na sua integralidade deve ser cuidado. Essa doença, em particular, é um bom exemplo que a saúde não se consegue em cápsulas, a medicação ajuda, mas as medidas não farmacológicas são a pedra fundamental no controle da fibromialgia. Hábitos saudáveis e atividade física regular bem orientada constitui meta importante e devem ser buscados por esses pacientes.
Adolpho Pedro de Melo Medeiros
Médico reumatologista do Hospital Wilson Rosado
Professor de Reumatologia da UERN

Fontes:
Livro Althof, AC: Fibromialgia: uma visão holística para entender e lidar com a dor.. Criciúma, SC: Ed. do Autor, 2013.

Artigo Wolf F e colaboradores: The American Colege of Rheumatology preliminary diagnostic criteria for Fibromyalgia and measurement of symptom severity. Arthritis Care & Research 62: 600 – 610, 2010.

Adolpho Pedro de Melo Medeiros :: CRM 7687 // RQE 1773
Reumatologia / Clínica Médica


IMMUNO :: Clínica do Coração  Rua Ferreira Itajubá, 301 Sala 05  Sto Antônio Mossoró RN
84 3316 0716 :: 84 987 13 3966

Nenhum comentário:

Postar um comentário