Infiltrações no aparelho locomotor

Aplicação localizada de medicação em processos inflamatórios.

            A aplicação de medicações diretamente nos locais inflamados trata-se de um procedimento bastante antigo na prática médica. Os primeiros relatos datam de 1951 e neste mesmo ano, Hollander publicou um estudo sobre o benefício das infiltrações de hidrocortisona nas articulações inflamadas. Desde então, tornou-se rotina o uso de medicações intrarticulares (espaço articular) e partes moles (tendões, bursas, nervos e músculos) pelos médicos especialistas no aparelho locomotor, reumatologistas e ortopedistas.
            Apesar de um antigo procedimento, trata-se de método bastante atual e eficaz, quando indicado para o paciente certo, executado da maneira correta e com a medicação mais adequada para cada quadro clínico. Além de tratamento, essa técnica configura-se também como ferramenta diagnóstica, quando coletamos liquido da articulação para análise, esta denominada de artrocêntese. Já a infiltração, seria o ato de aplicar o medicamento diretamente no local acometido pela inflamação.
            Portanto, pacientes com inflamação articular (artrite reumatóide, espondiloartrites, artrite psoriásica e artrose com artrite secundária) e de partes moles (tendinites, epicondilites, síndrome do túnel do carpo, fasceíte plantar, bursites e dores miofasciais) podem se beneficiar de infiltrações, visto que a aplicação direta da medicação nos locais inflamados proporciona alívio rápido e duradouro.



A idéia do uso de medicações diretamente nos locais inflamados segue o racional de diminuir a repercussão sistêmica dos corticóides no organismo e efeitos adversos, como pressão alta, ganho de peso, baixa imunidade e alterações na glicemia. Além de maximizar a ação antinflamatória no local da dor e inflamação.
O perfil de pacientes mais beneficiados com o uso dessa técnica são aqueles que apresentam um processo inflamatório mais localizado e que as repercussões sistêmicas dos corticóides e antinflamatórios não hormonais podem descompensar e agravar doenças como hipertensão, diabetes, insuficiência renal, osteoporose, insuficiência cardíaca e as doenças cardiovasculares.
Outra importante terapêutica possibilitada pela artrocêntese é a viscosuplementação nas artroses, ou seja, seria a aplicação direta de regeneradores das cartilagens das articulações gastas pela doença.
Alertamos que as infiltrações devem ser realizadas apenas por profissionais médicos treinados nesse procedimento sobe risco de dano à saúde se executados de maneira incorreta.
Com a implantação da Reumatologia no Hospital Wilson Rosado, houve um aumento na demanda por esse procedimento no nosso serviço, fazendo-se necessário a correta orientação dos pacientes sobre o método. Visto que as infiltrações ainda encontram-se cercadas por mitos, apesar das enormes vantagens e segurança do procedimento.
Diante do exposto, ressaltamos que essa abordagem terapêutica é de fundamental importância no tratamento das afecções do aparelho locomotor. Trata-se de procedimento seguro e eficaz, além de proporcionar alívio rápido e duradouro para quadros de dor. Devendo ser realizados com todo o cuidado que um procedimento médico requer e em ambientes apropriados.

Adolpho Pedro de Melo Medeiros
Médico reumatologista do Hospital Wilson Rosado
Professor de Reumatologia da UERN


Fonte: livro FURTADO, R; NATOUR, J. Infiltrações no aparelho locomotor. 1. ed. São Paulo: Bookman, 2010.



IMMUNO :: Clínica do Coração  Rua Ferreira Itajubá, 301  Sala 05 Sto Antônio Mossoró RN

84 3316 0716 :: 84 987 13 3966

Nenhum comentário:

Postar um comentário